Brasil cresce no uso de aplicativos e smartphones em comparação com outros países

Brasileiros gastam, em média, três horas diárias usando aplicativos, totalizando cerca de 92% de aproveitamento”

São Paulo, 14/06/2018 – Um estudo da App Annie revela que o Brasil é o campeão mundial em uso de apps por dia, ficando na casa dos 12 por usuário a cada 24 horas. Em termos de downloads realizados em 2017, o Brasil fica na quarta posição, superando a casa dos 6 bilhões. Já em 2022, a expectativa é que o Brasil supere os 8 bilhões, ficando atrás apenas de Estados Unidos, Índia e China. Ainda de acordo com analistas da empresa, até 2022, a base de smartphones ativos no planeta vai ultrapassar os 6 bilhões de unidades, quase um por pessoa.

Dados mais recentes do IBGE mostram que 92,4% dos 116,1 milhões de habitantes brasileiros que acessam a internet o fazem por meio de aplicativos, utilizando smartphones.

O Brasil é considerado um dos mercados emergentes de mais rápido crescimento do mundo. Cada usuário de smartphone no Brasil tem em média mais de 80 aplicativos em seus dispositivos móveis, com um crescimento de 20% nos downloads de aplicativos desde 2015.

Os brasileiros têm, em média, 83 aplicativos instalados em seus celulares, sendo que 41 são usados ativamente, e gastam três horas diárias na utilização deles.

Recentemente o App Annie começou a atuar no Brasil, com o trabalho realizado pelo consultor empresarial Bernardo Giacometti, da DEX Advisors. Segundo ele, o aplicativo fornece dados importantes para decisões estratégicas de empresas.

“Não é só big data; é muito mais que isso. O aplicativo disponibiliza dados fundamentais para compreender as oportunidades de mercado e a concorrência. Essas informações são muito importantes para a tomada de decisões cruciais para a sobrevivência, crescimento e o fortalecimento de qualquer empresa”, afirma Giacometti.

Ainda segundo Giacometti, “uma notícia relevante para as empresas é que comprar via aplicativo do mobile gera conversões três vezes maiores do que usar mobile para entrar na web e comprar”.

Por exemplo, quase 50% das vendas on-line do Reino Unido são feitas por meio de aplicativos. Muitas empresas de sucesso têm contratado os serviços do App Annie, porque constataram que mais da metade de suas vendas estão sendo feitas através de canais móveis e para usuários de aplicativos.

Uma informação interessante da pesquisa do App Annie é que os usuários de smartphones gastam sete vezes mais tempo navegando em aplicativos do que em computadores convencionais. No Brasil, por exemplo, o tempo utilizado com aplicativos gira em torno dos 92%, perdendo apenas para os mexicanos com 93%, segundo dados de 2017.