Inteligência Artificial em novo app da AVEVA melhora a gestão de processos industriais em tempo real

Tecnologia de IA integrada à plataforma AVEVA Insight OMI oferece detecção não supervisionada de anormalidades operacionais

São Paulo, 21/07/2020 – A AVEVA , líder global em engenharia e software industrial, anuncia o lançamento do AVEVA ™ Insight OMI , o primeiro aplicativo do setor a incorporar Inteligência Artificial (IA) que possibilita ao operador industrial tomar decisões em tempo real para melhora a agilidade operacional.

O aplicativo inteligente proporciona às empresas industriais um caminho acelerado para a implementação de Inteligência Artificial na sala de controle ou no chão de fábrica, ao detectar anormalidades, em tempo real, por meio de uma tela de visualização da Interface de Gerenciamento de Operações (OMI), sensível ao contexto. Seu uso beneficia operadores, engenheiros e gerentes de operações que atuam em vários setores industriais, incluindo Água e Efluentes, Energia, Alimentos e Bebidas, entre outros.

O AVEVA Insight OMI introduz recursos de IA na plataforma de soluções da AVEVA , anteriormente denominada Wonderware, e que levam os avisos preditivos e a detecção automática de comportamento operacional incomum a um novo patamar. Dessa maneira, os usuários passam a contar com uma notificação antecipada que ajuda a resolver rapidamente as falhas antes que se tornem problemas críticos de negócios, como paradas não planejadas e perdas de produtividade.

Uma interface simples de gerenciamento permite que as equipes de operações, manutenção e produção condicionem rapidamente o mecanismo de IA para adaptá-lo ao cenário específico da empresa. Uma validação intuitiva – marcações como útil ou não – garante que as notificações orientadas por Inteligência Artificial sejam relevantes para as necessidades do usuário e atendam os principais objetivos da empresa, sem exigir conhecimento de programação ou data science.

Com o tempo, esse feedback melhora a precisão do mecanismo de IA para predição e permite que os usuários estejam focados no que realmente importa. À medida que padrões anormais são identificados, eles podem ser obtidos e apresentados pelo aplicativo na solução IHM/SCADA, fornecendo informações diretamente onde os operadores precisam.

Os operadores enfrentam sobrecarga de alarmes e, geralmente, não conseguem reagir com eficácia ou distinguir entre situações críticas do processo e condições de alarme falso positivo. O resultado é a perda de tempo e de recursos operacionais”, afirma Rashesh Mody, vice-presidente de Monitoramento e Controle da AVEVA.

“Os aplicativos da Internet Industrial das Coisas (IIoT) acarretam um aumento maciço nas informações coletadas, em tempo real, da operação e da fabricação. Como resultado, os operadores enfrentam sobrecarga de alarmes e, geralmente, não conseguem reagir com eficácia ou distinguir entre situações críticas do processo e condições de alarme falso positivo. O resultado é a perda de tempo e de recursos operacionais”, afirma Rashesh Mody, vice-presidente de Monitoramento e Controle da AVEVA. Ao aproveitar o poder da IA e das análises avançadas de nuvem, a AVEVA permite que os operadoras tomem ações proativas antes que ocorram problemas de processo e de manutenção.

Mody explica que o lançamento do aplicativo AVEVA Insight OMI ocorre em um momento de crescente demanda por soluções tecnológicas inovadoras, e representa um desenvolvimento significativo. “Ao proporcionar uma interface única para as operações, que combina as áreas de Tecnologia da Informação e de Tecnologia Operacional, aumentamos a agilidade e a consciência situacional. Estamos muito entusiasmados por apresentar uma solução que ajudará nossos clientes a gerenciarem operações críticas e a melhorarem o suporte a decisões para que se possa obter o máximo de lucratividade nesses tempos de mudança rápida”.

A AVEVA System Platform é uma solução escalável e responsiva para aplicativos de supervisão, SCADA, HMI e IIoT, que se integra aos processos corporativos. Ele proporciona fundamentos colaborativos e padronizados que unificam ativos em todas as instalações para a melhoria operacional contínua e suporte a decisões em tempo real. Também oferece conformidade com os padrões corporativos ao longo de todos os processos, equipes operacionais e sites.
Assista aqui uma demonstração em vídeo do novo aplicativo AVEVA Insight OMI.

A AVEVA atua fortemente no segmento de software industrial e de engenharia, impulsionando a transformação digital em todo o ciclo de vida de ativos e operações de indústrias de capital intensivo. As soluções de engenharia, planejamento e operações, desempenho de ativos e monitoramento e controle da empresa oferecem resultados comprovados para mais de 16.000 clientes em todo o mundo. Seus clientes são suportados pelo maior ecossistema de software industrial, incluindo 4.200 parceiros e 5.700 desenvolvedores certificados. A AVEVA está sediada em Cambridge, Reino Unido, com mais de 4.400 funcionários, 80 localidades em mais de 40 países. Para mais detalhes, visite: http://www.aveva.com.