Aplicativos democratizam acesso a serviços financeiros fora de grandes metrópoles

 São Paulo, 18/12/2018 – Morar em grandes cidades ou regiões metropolitanas muitas vezes significa ter acesso a praticamente tudo: restaurantes, transporte público, lojas, correios etc. Mas já imaginou viver em uma cidade sem agência bancária, por exemplo? Acredite, essa não é uma realidade tão distante assim.

Segundo dados do Banco Central, em 2016 cerca de 352 municípios brasileiros (6% da população) não tinham canais de acesso direto aos bancos. Porém, com os avanços tecnológicos, essa realidade já vem mudando e novas soluções estão democratizando o acesso a serviços financeiros em todo o país.

Foi pensando nisso que algumas empresas criaram plataformas que atendem todos os tipos de cidades e oferecem diferentes serviços, independentemente de barreiras territoriais. Veja abaixo 6 empresas que trazem essas facilidades para os brasileiros:

Creditoo é a primeira plataforma 100% online de empréstimo consignado para funcionários de empresas privadas e oferece a menor taxa de juros do mercado, a partir de 1,75% ao mês. O objetivo é oferecer a praticidade de contratar um empréstimo diretamente pela internet e utilizar a tecnologia para facilitar o processo. A operação é simples: As empresas que têm interesse em oferecer o benefício aos funcionários procuram a Creditoo e fecham uma parceria sem custo nenhum para a companhia. Feito isso, ela se integra à área de recursos humanos, o que facilita todo o processo de pré-aprovação de crédito. Em cinco minutos, o colaborador faz o pedido de empréstimo no celular ou computador e, caso aprovado, recebe o dinheiro no próximo dia útil. A análise de crédito e o cálculo das taxas dependem das informações disponibilizadas, tal como dados pessoais, score de crédito, valor solicitado e número de parcelas.

Celcoin é um aplicativo gratuito para pagamentos e transações financeiras que transforma qualquer smartphone em uma maquineta de serviços. Por meio do app é possível pagar contas, realizar recargas de celular e até mesmo comprar créditos para Uber e Netflix. O aplicativo vem democratizando o acesso a serviços financeiros especialmente em regiões menos desenvolvidas. A cada operação realizada o agente recebe, ainda, uma porcentagem como bônus.

Beblue é a primeira fintech brasileira de pagamentos que permite ao consumidor aumentar seu poder de consumo por meio de recompensa em cashback, além de oferecer ao estabelecimento a possibilidade de adquirir e fidelizar o cliente. Em agosto de 2018, a startup lançou o primeiro cartão 100% digital do Brasil e totalmente gratuito, que traz um programa de fidelidade e recompensa atrelado.

O App Renda Fixa foi criado em 2014 com o intuito de auxiliar investidores, fazendo comparativos de opções de investimentos através da coleta de informações de 31 instituições financeiras parceiras. Hoje, o aplicativo conta com 50 mil clientes ativos e já foi baixado mais de 300 mil vezes. O Renda Fixa está disponível gratuitamente para Android, iOS, Web e Facebook App, e também permite acompanhar aplicações em tempo real e tirar dúvidas com especialistas, entre outras funcionalidades.

Fundada em 2016 por Carolina Mendes da Costa e Marcelo Terreiro Prado, a LaPag é uma empresa de tecnologia que busca entregar eficiência financeira e operacional para estabelecimentos de beleza e estética. A fintech oferece um sistema de gestão gratuito e uma máquina de cartão integrada que repassa comissões automaticamente. Com a LaPag, o proprietário tem acesso a agenda, comandas, estoque, histórico de clientes e ainda faz o cadastro de serviços e profissionais para fazer os repasses de comissões automaticamente através da maquininha. Com ela, os estabelecimentos conseguem lucrar até 20% mais e traz mais segurança para os profissionais dos salões, que conseguem acompanhar suas comissões.

A Rebel é uma plataforma online de empréstimos pessoais que possui a missão de liderar uma transformação dos serviços financeiros prestados no Brasil ao oferecer uma forma mais rápida, fácil e segura de ter acesso ao crédito, sem sair de casa. A empresa se diferencia por utilizar Machine Learning e Big Data para oferecer propostas de crédito personalizadas, que levam em consideração mais de 2 mil variáveis para calcular taxas e parcelas de acordo com o perfil de cliente. A Rebel oferece aos seus clientes empréstimos de até R$25.000, com até 24 meses para pagar e taxas de juros a partir de 2,9% ao mês.